CONDECORAÇÃO

FAB entrega Ordem do Mérito Aeronáutico em Brasília

Publicada em: 23/10/2012 14:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea

A entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) reuniu, nesta terça-feira (23/10), 196 agraciados, entre civis e militares, na Base Aérea de Brasília (BABR), em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim. A OMA é a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a militares e civis em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao país.

A solenidade de entrega da medalha faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, lembrou a vida e a obra de Alberto Santos-Dumont, pai da Aviação e patrono da Aeronáutica, na cerimônia de saudação à Força Aérea, antes da entrega das condecorações.

“Nós, os audazes bandeirantes do ar do presente recebemos, plenos de orgulho, a nobre missão de fornecer perenidade às iniciativas que fazem o Estado brasileiro chegar aos seus cidadãos, nos rincões do vasto território brasileiro, nas asas de modernos vetores de fabricação nacional”, ressaltou o comandante na Ordem do Dia.

Em mensagem, a Presidenta da República, Dilma Rousseff, enfatizou a importância do investimento na tecnologia aeroespacial para o país e o papel de unidades como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para o desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira. O ministro da Defesa, Celso Amorim, citou aquisições importantes para a FAB, como as aeronaves de patrulha P-3 AM Orion e os helicópteros H-60L Black Hawk e AH-2 Sabre, e o desenvolvimento do avião KC-390, em parceria com a Embraer.

“Este dia é de grande importância para o país porque homenageia a Força Aérea Brasileira e o primeiro voo do mais pesado que o ar. Nós lembramos hoje o trabalho da FAB de integração do país com o Correio Aéreo Nacional e a atuação na defesa do espaço aéreo. A Força Aérea Brasileira tem dado também uma contribuição muito importante para a indústria brasileira de defesa e, ao mesmo tempo cumprindo com a sua missão institucional de defender o país”, disse o ministro.

Entre os agraciados com a OMA estavam o Ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Braga Coelho.

A solenidade contou com passagens de caças AMX A-1 e com o desfile da tropa composta por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Assunto(s): , ,